domingo, 10 de fevereiro de 2008

Um salva-amostras.

Para quem se está agora a iniciar no Spinning de mar, este aparelhinho fácil de construir pode salvar-nos de muitos dissabores, desencantos e prejuízos. Manda o bom senso tê-lo sempre á mão, sobretudo no início, é que a carteira agradece.
As amostras artificiais utilizadas no Spinning são caras (podem variar dos 8€ aos 50€ cada uma) e a falta de experiência do pescador que se inicia nesta prática, o não conhecimento do mar e da sua dinâmica, das ondas e das correntes, dos fundos e das características da nossa própria amostra, pode fazer com que se prenda nos fundos, nas laminárias, nos mexilhões e lapas, ou numa qualquer pedra submersa, e se corra o risco de a perder.


Para obviar esta situação e para recuperar a nossa amostra preferida, nada melhor do que um Salva-amostras construído por nós. Existem outros modelos e outras formas, mas este foi construído por mim e salvou-me algumas amostras no início. Desculpem a apresentação, mas este salva-amostras já estava arrumado à bastante tempo... a descansar do trabalho que já teve.
Garanto-vos que é uma enorme alegria conseguirmos tirar uma amostra engatada do fundo do mar.
Então vamos lá arregaçar as mangas ...
Ingredientes:
  • 1 mosquetão dos grandes

  • 3 correntes de cerca de 25/30cm cada
  • Supercola e fio
  • 40 metros de fio (leve e fino, impermeável e resistente)

  • 20 minutos de dedicação...e muita satisfação no final
Tudo o que têm de fazer depois de sentir a amostra engatada é abrir a mola do mosquetão e introduzir a linha madre. Depois levantar a cana bem na vertical, e fazer descer o seu salva-amostras até à amostra engatada e a recuperar, dando-lhe ao mesmo tempo fio. Quando chegar à amostra presa no fundo, os elos do cadeado engatar-se-ão com facilidade nas fateixas do seu salva-amostra e depois é só puxar pelo seu fio.
Sem nenhum esforço aí tem a sua amostra recuperada e nas suas mãos. Parece difícil e complicado mas não é. É fácil, e depois até continua e pescar com outro ânimo...
Este é mais ou menos o aspecto final do seu Salva-Amostras. É um pequeno instrumento, muito útil, sobretudo para quem se está a iniciar nesta espetacular modalidade que é o Spinning de Mar com Amostras artificiais.
Felicidades e ...dêm-lhe pouco uso.
Boas Pescarias para todos.



2 comentários:

S. Ferreira disse...

Excelente sistema de recuperação. Tem um senão: temos que estar no local com uma certa inclinação. Se adicionares ao mosquetão um peso, melhor ainda;)

Paulo Machado disse...

Tens razão Sérgio. Vou ver se faço uma montagem com outro exemplo de salva-amostras em cima deste :)