segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A amostra em função da época de pesca.

Este é mais um daqueles “factores” a conhecer: a época em que se pesca; é que ela varia ao longo do ano.

De facto os nossos amigos robalos não se alimentam da mesma maneira ao longo do ano, eles vão variando a sua alimentação. Começam normalmente por caçar pequenas presas e terminar com presas maiores e mais volumosas, com o objectivo de acumularem forças para o Inverno e para um período extremamente desgastante para eles: a desova.
No início da época, que coincide com o fim da desova (fins de Março), os robalos terão passado pelo período mais desgastante da sua existência (o Inverno e a desova) e terão tendência para procurar e caçar pequenas presas de que alimentarão.

Nesta altura as águas estarão um pouco mais frias (isto é relativo pois a temperatura na nossa costa não desce muito, mesmo no Inverno, abaixo dos 10/12 ºC, ...e será isto frio…), mas enfim, é a altura por excelência de lhe apresentarmos pequenas amostras de meia-água, fundo ou pequenos jig heads de vinil que animaremos mais lentamente, já que ele se encontra um pouco "adormecido" com as temperaturas mais frias. Esta é também a altura de privilegiar os rattlins, com o objectivo de os ajudar e incentivar a atacar a nossa amostra.

Se bem que se possa pescar todo o ano com amostras de superfície, e eu faço-o, talvez esta não seja a altura ideal para se utilizar com mais frequência estas amostras.
Á medida que a época avança apresentaremos ao nosso amigo robalo amostras mais volumosas, pois as águas terão tendência a aquecer, o que lhe provoca mais actividade e naturalmente o fará procurar as suas presas à superfície. Será então a altura de utilizarmos com mais frequência as amostras de superfície com a velhinha e mortífera Super Spook, o Z-claw, as Sammy, o Gunnish, os popper e muitas outras.

Logo a seguir ao Verão e antes do Inverno, começa-se a fechar o ciclo e os robalos terão tendência a capturar presas maiores para assim constituirem mais reservas para o período desgastante que se avizinha: o Inverno e a sua reprodução, completando-se assim mais um ciclo da sua vida.

E lembrem-se, as fêmeas só atingem a sua maturidade sexual por volta dos 4/5 anos de idade e um comprimento superior aos 42 cm, por isso é nossa obrigação permitirmos que elas cumpram pelo menos uma vez na vida o seu dever: a reprodução.
Animais com menos de 42 cm de comprimento devem ser imediatamente libertados.

Este e outros assuntos são continuados e debatidos em:

www.pescacomamostras.com/forum

5 comentários:

fergar disse...

Sr. Paulo Machado,

Os meus parabéns pelo seu blog. Muito fácil de ler, com ideias claras, e muito informativo. Pelo menos para mim, recém iniciado no spinning.

Deixo-lhe uma sugestão: E que tal uma exposição bem pormenorizada sobre os vários tipos de amostras, se possível com fotos? É que em língua de Camões ainda não encontrei nada,e, por mim seria muito bem vinda. Tenho tudo a aprender.

Se porventura vier para os lados da Nazaré diga alguma coisa. Terei todo o prazer em o conhecer e ouvir de viva voz mais ensinamentos, quem sabe mesmo uma sessão prática.

Cumprimentos.
Mário Santos

Paulo Machado disse...

Olá Mário Santos,
Muito obrigado pelas suas palavras, que são muito generosas.
Olhe, eu iniciei-me nesta coisa dos blogs, quando criei este, à cerca de um mês. Não imaginava era que desse tanto ...trabalho. Acredite que são os comentários (infelizmente muito poucos atendendo ao nº de leituras) que nos dão o alento necessário.
Brevemente colocarei algumas amostras que uso mais frequentemente no spinning desde a costa.
Muito obrigado e boas pescarias.

jungle disse...

boas, mto bom este blog, já está nos meus favoritos... como estou a dar os 1º passos, aqui aprendo imenso... muitos parabens.

Abraço

Nuno Damas

Unknown disse...

VIVA PAULO!

Os pormenores aqui descritos são de grande utilidade. Só agora me estou a iniciar neste tipo de pesca, visto ser bastante activa, pois já estava cansado de o fazer pelos tradicionais meios de espera.
Já agora sem querer abusar gostava de conhecer melhor as montagens e o tipo de material mais apropriado.
Gandabraço
Paulo Pinto

Paulo Machado disse...

Olá Paulo Mário,
Agradeço as suas simpáticas palavras.
Neste blog não abrirei mais nenhum artigo.
A razão compreende-a se ler o última mensagem...

Contudo este e outros assuntos são debatidos no FÓRUM PESCA COM AMOSTRAS.
Pode registar-se em:

www.pescacomamostras.net

Abraço e obrigado