
No início da época, que coincide com o fim da desova (fins de Março), os robalos terão passado pelo período mais desgastante da sua existência (o Inverno e a desova) e terão tendência para procurar e caçar pequenas presas de que alimentarão.


Se bem que se possa pescar todo o ano com amostras de superfície, e eu faço-o, talvez esta não seja a altura ideal para se utilizar com mais frequência estas amostras.
Á medida que a época avança apresentaremos ao nosso amigo robalo amostras mais volumosas, pois as águas terão tendência a aquecer, o que lhe provoca mais actividade e naturalmente o fará procurar as suas presas à superfície. Será então a altura de utilizarmos com mais frequência as amostras de superfície com a velhinha e mortífera Super Spook, o Z-claw, as Sammy, o Gunnish, os popper e muitas outras.
Logo a seguir ao Verão e antes do Inverno, começa-se a fechar o ciclo e os robalos terão tendência a capturar presas maiores para assim constituirem mais reservas para o período desgastante que se avizinha: o Inverno e a sua reprodução, completando-se assim mais um ciclo da sua vida.
E lembrem-se, as fêmeas só atingem a sua maturidade sexual por volta dos 4/5 anos de idade e um comprimento superior aos 42 cm, por isso é nossa obrigação permitirmos que elas cumpram pelo menos uma vez na vida o seu dever: a reprodução.
Animais com menos de 42 cm de comprimento devem ser imediatamente libertados.
Este e outros assuntos são continuados e debatidos em:
www.pescacomamostras.com/forum
Este e outros assuntos são continuados e debatidos em:
www.pescacomamostras.com/forum
4 comentários:
Olá Mário Santos,
Muito obrigado pelas suas palavras, que são muito generosas.
Olhe, eu iniciei-me nesta coisa dos blogs, quando criei este, à cerca de um mês. Não imaginava era que desse tanto ...trabalho. Acredite que são os comentários (infelizmente muito poucos atendendo ao nº de leituras) que nos dão o alento necessário.
Brevemente colocarei algumas amostras que uso mais frequentemente no spinning desde a costa.
Muito obrigado e boas pescarias.
boas, mto bom este blog, já está nos meus favoritos... como estou a dar os 1º passos, aqui aprendo imenso... muitos parabens.
Abraço
Nuno Damas
VIVA PAULO!
Os pormenores aqui descritos são de grande utilidade. Só agora me estou a iniciar neste tipo de pesca, visto ser bastante activa, pois já estava cansado de o fazer pelos tradicionais meios de espera.
Já agora sem querer abusar gostava de conhecer melhor as montagens e o tipo de material mais apropriado.
Gandabraço
Paulo Pinto
Olá Paulo Mário,
Agradeço as suas simpáticas palavras.
Neste blog não abrirei mais nenhum artigo.
A razão compreende-a se ler o última mensagem...
Contudo este e outros assuntos são debatidos no FÓRUM PESCA COM AMOSTRAS.
Pode registar-se em:
www.pescacomamostras.net
Abraço e obrigado
Enviar um comentário