terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

A paixão pelo spinning de mar.

É muito fácil ficarmos a gostar do spinning de mar. O contacto com a natureza, o gosto pelo mar, os sons, cheiros e cores que nos enchem a alma... estes magníficos exemplares que são os Robalos do Mar, selvagens, astutos e vigorosos que nos proporcionam momentos e lutas inesquecíveis.

Se gostas muito do Spinning de mar, a opinião que te possa dar é que leias tudo o que puderes (a internet é uma ajuda preciosa), e quando estiveres cansado, voltes a reler tudo.
E depois pratica, aperfeiçoa o trabalhar das tuas amostras e pratica, pratica os lançamentos, privelegia a suavidade e a precisão dos lançamentos muito mais do que a rudeza e a força, vais ver que as tuas costas, os teu braços, os fios e os nós vão agradecer-te e vais reparar que consegues atingir as mesmas distâncias com muito menos esforço.
Quando chegares ao teu pesqueiro, chega em silêncio (o som propaga-se mais rapidamente na água) e começa sempre por fazeres primeiro lançamentos curtos em leque e só depois vais em crescendo. Vais ver que podes ter surpresas agradáveis, os robalos muitas vezes estão "por baixo da nossa pedra". Outra coisa nunca tires os olhos da amostra (e já agora começa sempre pela superfície...) e tenta perceber pelo movimento dela o que se passa por baixo.

Quando chegares a casa "rebobina mentalmente" a tua jornada de pesca e tenta tirar as tuas conclusões. Na tua segunda ida compara o "terreno", mapea-o e estuda-o, vê por onde entra e sai o mar, onde estão os caneiros, os areios, os fundos, estuda a ondulação... onde se forma, as marés, ...olha, estuda... estuda, aprende com os mais velhos e com a tua experiência, e não tenhas medo de improvisar e por tudo em causa novamente e de experimentares coisas novas. Não tenhas medo de cometer erros, e se chegares à conclusão que já sabes muito... estás completamente enganado. A pesca do Robalo ao spinning é sempre uma experiência nova, constantemente. Sempre em mudança. Talvez nesta constante mudança radique o interesse e o gosto que eu nutro por esta modalidade de pesca.
A Pesca aos Robalos em spinning de mar é sempre um constante desafio. E ainda bem que assim é. Boas pescarias para todos.

Sem comentários: