segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

As minhas capturas de Fevereiro.

Dia 23 de Janeiro.
Finalmente lá consegui dar a primeira e pequena saída matinal deste ano, foi no dia 23 de Janeiro, e que bela surpresa, lá consegui enganar um belo robalo que pesou 3,180 Kg e mediu 69 cm de comprimento.

Coincidiu com a estreia da nova Sakura Shukan de 2,90 m e de acção 14-40 gr, uma verdadeira jóia que me agradou imenso.
Juntamente com a Tenryu Ultimate One Evolucion fazem a minha equipa de spinning ligeiro/médio. Mas noutra secção deste blog falarei destas autênticas preciosidades para o spinning.
Mas enfim, parece que estou em forma. Aquele barulhinho do carreto a cantar... já estava com saudades. Começo auspicioso. Não poderia querer melhor e ao fim de 1 hora, hora e meia lá me vim embora todo contente.
Lamentavelmente só consegui uma foto, pois tinha a máquina sem pilhas...
Dia 29 de Janeiro.

Embalado pela recente captura, faço a segunda saídita em Janeiro (dia 29) de manhãzinha na costa de Gaia.
Após alguns lançamentos sem sucesso com a amostra tide minnow 135 surf da Duo (uma das minhas preferidas), mudo para a feed shalow cor mulet e ao 2º lançamento ZÁAAAAAAAAASSSSSSSSSSS tirada bem forte, sinto que o consegui ferrar bem, mas a luta dele foi curta, rendendo-se facilmente este belo robalo com 72 cm de comprimento e 3,530 kg de peso.
Novamente com a Shukan que parece começa a virar um verdadeiro talismã...
Dia 20 de Fevereiro.

uma nova saída (quase 1 mês depois)... e com resultados. Hoje, 20 de Fevereiro consigo fazer 3ª saída do ano. Chegei pelas 08.30h da manhã, a baixa-mar por volta das 08.15h, ondas de NO de 1,7m e vento de NE fraco, pressão a subir, a água ligeiramente tapada, enfim as condições não eram más e a ânsia de pescar era muita. O tempo é que tinha de ser pouco - cerca de 1 hora de pesca, não muito mais.

Comecei pela superfície com o Super Spook, sem grande fé, mudo ao fim de alguns lances para o Z-claw medium, ao fim de alguns (poucos lances) numa paradinha senti um toque...mas não ferrou. O tempo passava e eu tinha de vir embora, mudei novamente de amostra, coloco uma Tide Minnow e faço-a dançar por baixo... nada, vario acelerações e a velocidade e nada.

Eu estava a ficar pressionado pelo tempo e as condições de mar eram boas, ...tinha de conseguir ferrar um...
Só havia uma última solução colocar a minha amostra "casos difíceis" e não é que ao 2º lance ZÁAAAAAAASS ferrou bem, já não escapava mais, uma luta rápida... e rendeu-se...cansada.

Bonito exemplar, femêa, com 3,380 Kg e 67 cm de comprimento, mas relativamente magra. Fiquei contente porque me salvou de uma grade certa, mas sobretudo porque tinha cumprido a sua função biológica, pois tinha 3 listas descamadas de cada lado do dorso, motivadas concerteza por se raspar nos fundos de areia para desovar. Enfim, cumpriu a sua tarefa de perpetuação da sua espécie, e eu, vim-me embora todo contente.
Boas Pescarias para todos :).

5 comentários:

vitor oliveira disse...

Bom dia,
Antes de mais os meus parabens por este blog. Sou iniciante nesta paixão e ando a explorar e a experimentar sempre que possso no spinning.
Onde posso encontrar essa amostra, a feed shalow cor mulet. Ou qual a sua marca.
Obrigado e continuação de boas pescarias

Paulo Machado disse...

Olá vitor,

Eu costumo mandá-la vir de:

www.tiendagranpesca.com

É uma amostra excepcional para prospecção na 1º subcapa de água, é mortifera para os robalos, esta amostra é da Tackle House.
Boas pescarias.

Cafonso disse...

Muitos parabens, o blog esta exelente, tenho lido todos os artigos os quais me ensinaram muitas muitas coisas, Força!

Sou iniciado nesta area de pesca e aqui tenho esclarecido muitas das minhas grandes duvidas.
Queria fazer uma sugestão, se nao poderia publicar um artigo mais completo acerca da pesca do nosso amigo robalo com amostras de vinil, pois sou, pescador de achigã e tenho muito material para a pesca deste perdador, como ando "in love" pelo robalo cria saber que tipo de material, tecnicas, caracteristicas posso importar para esta pesca.obg
MAIS UMA VEZ BOM TRABALHO E MTA FORÇA!

Paulo Machado disse...

Obrigado pelo seu comentário Cafonso.
As amostras de vinil para o mar são um mundo ainda por descobrir da maioria dos pescadores de spinning.
Têm muitas vantagens que as "hardbaits" não possuem. Na medida do possível farei esse artigo.
Obrigardo.
Boas pescarias ;)

vitor oliveira disse...

Ola Paulo,
hoje provavelmente irei dar mais uma banhoca às amostras :) Uma duvida, é possivel saber qual é (a minha amostra "casos difíceis" e).

Continuação de boas spinadelas.
Vitor