sexta-feira, 14 de março de 2008

O Spinning no Verão.

No Verão… só bem cedinho.
É evidente que não existem certezas e nada é absoluto mas no Verão com bom tempo, mar chão e águas transparentes, só bem cedinho pela manhã, só muito cedo valerá a pena procurar os predadores. O nascer do dia será a altura ideal para tentar o Robalo enquanto se activa e se alimenta.
Aqui a discrição tem de ser rainha. O Robalo por norma torna-se mais desconfiado em águas pouco profundas, e aqui tem de se revelar toda a técnica e perícia do pescador.

É nesta altura que se revelam os Grandes Pescadores, as águas mais lusas e transparentes, os mares parecem mais rios, o peixe desconfiado, não são nada aliados dos Spinnistas. Nesta altura os pormenores contam todos: os fios, o lançamento, a entrada da amostra na água, o trabalhar desta, a atitude e a discrição do pescador,…, etc, fazem a diferença entre capturar ou não um robalo.
Agora as amostras artificiais como as Tide Minnow, Flash Minnow, as Daiwa, as Artist, as Feed, as Saruna, … e muitas outras, poderão ser mais produtivas, mas se ao fim de 20/30 lançamentos não obtivermos “resposta”, então podemos tentar a superfície com o Zs, as Sammys, os SS e tantas outras em pequenos tamanhos, com e/ou sem ratlings.

O ataque á Superfície: a descarga de adrenalina e as grandes sensações.
Não existe melhor sensação que um ataque á superfície de um bom Robalo. Porém tem de se ser rápido e manter o peixe o mais possível á superfície e desfrutar de uma boa luta. Nesta época de águas mais lusas, o baixo de linha tem de ser de qualidade (tem de ser sempre!) e preferencialmente em fluorcarbono (dadas as suas características e particularidades), é fundamental, mesmo em diâmetros bem mais superiores (0,37 para cima), pois as nascer do dia o diâmetro do fio para mim não é o mais importante.
Os Z, os SS, as Sammy, Bonnie, Chihuahua, Frosty, Giant Dog X, Gunhish em diferentes tamanhos,…, os poppers e outros Pencil baits, são amostras com créditos já firmados e seguros.

O Vinil e os Jig heads.
Não entendo porque são tão pouco utilizados em Portugal, no mar. As amostras de vinil são muito eficazes e mais baratas que outras que existem no mercado.
Devem ser aliás utilizadas, antes mesmo das amostras de superfície, pois são imitadores eficazes dos peixes-presa existentes no pesqueiro e asseguram-nos uma grande discrição.
Ao contrário de outras amostras, quando sentimos que um robalo se ferra num vinil temos de estar atentos e ser rápidos a “ajudá-lo” a fixar-se com um gesto enérgico da ponteira da cana, senão, corremos o sério risco de ele expulsar o vinil da boca.
Podem ser montadas preferencialmente em Weightless, ou com chumbos até 7/8 gramas.
Devemos ter atenção que existem amostras de vinil com pequenas folhas de chumbo muito fino que não necessitam de pesos adicionais.
Existem verdadeiras maravilhas, como as X-layer, Slug-go, Sand Eel, Senkos, Crawlers, Grubs, Flukes, Shads, Worms…enfim… que são extremamente produtivas em Drop-Shot, Carolina, Texas,… e outras montagens, ou com pequenos Jig Heads até 14/18 gramas.

Boas Pescarias para todos. ;)

16 comentários:

Pedro Russo Baião disse...

Grande post Paulo! O teu blog está cada vez melhor!
Concordo com o que dizes, no Verão as coisas complicam-se, mas também é a altura do ano em que mais gosto de pescar, usando material muito mais light, dá sempre muito mais gozo conseguir apanha-los nesta altura, apesar de ser mais difícil.

E em relação aos vinis tens toda a razão, são baratos, versáteis, e muito eficazes, também não percebo porque é que tão pouca gente os usa regularmente!

Um abraço e bons sea basses!

xandre disse...

Boas,

O grande problema dos vinis é que o pessoal ainda não acredita que os robalos podem estar bem juntos dos nossos pés .
O outro problema é que maioria dos pescadores ainda julga precisar de ter canas muito grandes e "rijas" para conseguire tirar peixe ou rebocar; mas aos poucos espero que pessoal comece a pensar no gozo de pescar com outro tipo de material.
Continua com teu Blog, pois é mais um exemplo da defesa do lema: Pescar, Divulgar e Preservar.

Abraço
Xandre

Paulo Machado disse...

Olá Pedro e Xandre,
Fico contente por revê-los por aqui novamente e por participarem com os vossos comentários.
Pois é, quando perceberem o prazer que dá pescar com material mais "fino e leve" a lutar com um bom Robalo...
Mas o pessoal chega lá...
Obrigado pela vossa participação. ;)

Sebastiao Pereira disse...

É com interesse que vou seguinto a actualização deste blog e colhendo informação que julgo bem estruturada e muito interessante para desenvolver as diversas tecnicas de pesca (ao robalo) de que sou viciado. Sou do norte e os meus pesqueiros são essencialmente entre Ancora e Moledo onde uso a tecniva de Buldo com algum sucesso embora o ultimo ano tenha sido fraco e peixe e em horas pescadas. Pelo que tenho lido estou tentado a desenvolver a tecnica de spinnig embora tenha a sensação de que voces a sul tenham mais peixe e melhores pesqueiros. Vou tentar contrariar isto que digo e tentar este ano ser mais regular.Espero poder partilhar algo de positivo ao longo desta epoca e desenvolver um blog que criei robalosanorte.blogspot.com para que possam aparecer informações da pesca a norte que neste momento não aparece nos varios blogs de pesca.Parabens pelos conteudos do blog e pela forma clara que surgem os temas. Abraço e obrigado pelas partilhas. Sebastiao.p@mail.telepac.pt

Sebastiao Pereira disse...

apenas uma correcção o blog que criei é pescaanorte.blogspot.com e não robalos a norte.Abraço

Paulo Machado disse...

Olá Sebastião,
Obrigado pelo seu post. Espero que tenha muito sucesso no spinning, é uma modalidade espectacular.
Sebastião, também sou do Norte, nasci no Porto e por cá faço as minhas pescarias.
A sua zona também possui excelentes pesqueiros para praticar o spinning com resultados.
Espero que o consiga. Dê notícias.
Boas Pescarias ;)

Ricardo Leonardo disse...

Viva Paulo,
Mais um excelente post! Nunca tive nenhuma captura à superfície nem com vinil. Este post vem aumentar a minha curiosidade e ansiedade em relação a esse momento. Obrigado, cumprimentos

Ricardo Leonardo

fergar disse...

Olá Paulo Machado!

Estou cheio de curiosidade em experimentar vinis com jig heads.
No pêche au bar há um vídeo giro sobre o assunto.

O problema no imediato é que não encontro esse material nas lojas aqui da zona.Alguma dica onde o encontrar?

O blog continua muito interessante e sempre com informação nova.Não pare...e obrigado.

Mário Santos

Paulo Machado disse...

Olá Fergar,
Não sei onde o encontrar na tua zona, mas isto talvez te interesse:

http://www.moulesaplombs.com/moules_a_jigs_shad_moules_pour_plomb0.htm

Abraço

Paulo Nabais disse...

Olá Paulo Machado,
não sei se tem consciência de que está a construir uma verdadeira enciclopédia virtual da pesca do ROBALO ao spining. Parabéns. Não deixe de contribuir com os seus preciosos ensinamentos, verdadeiras pérolas para quem se inicia nesta expectacular modalidade de pesca, como é o meu caso (só me iniciei há mais ou menos 1 mês e só ainda apanhei um labrax). Pff continue.

Paulo Machado disse...

Olá Paulo,
Isso é amabilidade sua.
Agora que capturou o primeiro labrax muitos se seguirão.
Sim concordo consigo, é uma espectacular modalidade.
Parabéns e ...
Continuação de Boas Pescarias. ;)

Sebastiao Pereira disse...

Partilhar algumas zonas de pesca aqui a norte onde desenvolve o spining seria .... eu sou de famalicão mas tendencialmente ia pescava de Viana para Norte.Mas hoje ao preço que está o combustivel.... conheço bem as zonas até Vila Do Conde Mas dai para sul não conheço nada.Sinto -me tentado a explorar,tanto que me fica bem mais à mão conhecer pesqueiros até ao Porto. Algo que vou concerteza fazer pois acredito tenha lugares bons para o Spining. Se me puder ajudar com algumas zonas ou prais especificas para explorar seria optimo. Uma vez mais parabens pelo trabalho que aqui tem feito. Já investi em algum equipamento, tou tentado pelos vinis e espero trazer novidades em breve. Abraço

Paulo Machado disse...

Olá Sebastião,
Espero que tire bons proveitos dos vinis.
Até ao Porto tem excelentes pesqueiros em Matosinhos; Praia da Memória; Corgo; Angeiras...
Tem de as explorar.

Fernando Corvelo disse...

Caro Paulo,
Mais um bom post.
Também gosto muito de pescar no Verão, especialmente em Agosto quando estou de férias. Costumo ir todas as noites e geralmente acabo por ser recompensado. O Verão não significa, como alguns pensam que o peixe se vai embora. Ele continua a vir às nossas praias...mas a horas diferentes. Muitas noites lá passo...e os labrax lá vão saindo e mesmo alguns de bom porte!
A superfície e os vinis são um poço de adrenalina...há apenas que os descobrir.
Para o amigo Fergar os cabeçotes podem ser encontrados na Decathlon, apesar de nao haver grande variedade, sempre dá para ir se fazendo uns lançamentos com os cabeçotes redondos da Mister Twister. Quando o amigo quiser pode ir lá ter comigo que eu mostro-lhe alguns.

Abraço a todos,

Fernando

paulo albuquerque disse...

boas Paulo (robalos
do mar) está excelente,suave prático e fácil de compreender,para quem encontrou o spinning agora, está nota 10 parabens Paulo Albuquerque

Unknown disse...

Eu so tenhu 14 anos e gostava de me iniciar no spinning alguem me poderia ajudar dizendo onde se compram amostras de vinil boas [e baratas] :S
Eu vou regularmente a pesca com o meu pai eu ate ja pesquei com uma amostra redhead mas perdi-a agora tou mais numa onde de vinis quem me poder ajudar post um comentario
boas pescas!




p.s:continua com o blog cada vez tens mais posts interesantes e faceis de entender