terça-feira, 4 de março de 2008

Como pescar em spots pouco profundos.

A Pesca em spots pouco profundos
Aqui pela minha zona representam a grande maioria. São sem dúvida os locais que os pescadores de Spinning mais frequentam ao longo do ano, desde a costa, atingindo uma sobrelotação nos meses de Verão, onde se vêm pescadores carregados do mais diverso material.
Para se pescar com algum método, é conveniente compreender e perceber porque é que os robalos frequentam estes locais, que presas procuram para se alimentarem, e porque se encontram nestes sítios e não em outro qualquer?
Lá estamos nós com os porquês, mas eu acho que tem de ser assim, se queremos evoluir e ser eficazes na arte de pescar uns bons robalos ao spinning.

Esporões e Pontas Rochosas

As zonas de rochas, são sem dúvida alguma um dos principais spots a pesquisar.
Se aliarmos a isto obstáculos naturais, pedras ilhadas, zonas rochosas que avancem mar adentro e perturbem de alguma forma a regularidade das correntes marinhas – encontramos de certeza uma zona de pesca que necessita de um olhar mais atento para tentarmos descobrir e interpretar as suas especificidades e particularidades.
Será de certeza um local onde poderemos encontrar o nosso amigo Robalo.
Na entrada de uma baía, ao lado numa praia, na ponta de uma rocha ele estará por aí. Contudo, às vezes a distância não é sinónimo do melhor spot, por vezes o melhor local encontra-se mesmo ali, aos nossos pés.
No Verão pela pressão humana, poluição sonora, cheiros e odores o Robalo afasta-se mais da costa durante o dia, daí só o devermos procurar antes do sol nascer ou depois do sol se pôr. Por norma.

Maré-baixa a nossa grande aliada

Uma vez localizado um pesqueiro que nos dá algumas garantias, o trabalho seguinte é analisá-lo mais em pormenor desde a franja sublitoral até ao eulitoral superior que fica a descoberto durante as marés mais baixas, as marés de águas vivas.
Comece-mos então pela alimentação do Robalo: a existência ou não de presas que o Robalo caça. Se encontramos pequenos moluscos na maré-baixa já é um excelente sinal e revela a existência de um biótopo já desenvolvido.
Eu prefiro zonas rochosas, todavia, sabemos que nas praias mais arenosas a vida sob a areia depende dos nutrientes trazidos pelo mar ou por saídas de água doce, estas espécies adaptadas a viver no sedimento têm poucos rivais e por isso podem proporcionar excelentes pescarias de robalos se nós soubermos interpretar os sinais.
A acção das ondas é o factor que mais afecta o número e variedade de organismos e quanto maior a força com que as ondas rebentam, maior comedia é disponibilizada para o Robalo aproveitar.
Da mesma maneira quando pequenos ribeiros, rios ou fontes de água doce atingem a zona de marés, acontece uma reacção osmótica, ou seja, encontramos animais vindos de terra e animais vindos do mar. A vida existente esconde-se de dia e acorda à noite, onde podemos observar milhares de pequenos crustáceos anfípodes, pulgas da areia, minhocas da areia, diversos poliquetas, jovens bivalves, caranguejos pilados e pequenos camarões cinzentos, alevins e pequenos peixes, e muitos outros animais de que o Robalo se alimenta, como predador voraz que é.
Neste contexto teremos de possuir um bom conjunto de amostras artificiais imitativas dos peixes presa existentes na zona, e se verificamos estes sinais de vida na maré-baixa, então o início da subida será certamente um período de actividade do peixe predador, entre eles o Robalo.
Nesta situação as pequenas amostras imitativas de superfície ou jerkbaits de pouca profundidade deverão ser muito eficazes.


 
Boas pescarias para todos ;).

3 comentários:

Fernando Corvelo disse...

Paulo,

Queria dar-te os parabéns pelo blog. Está muito bom. Impecável a apresentação e os temas bem tratados. Excelente trabalho.

Abraço,

Fernando

Paulo Machado disse...

Olá Fernando,
Isso é amabilidade tua. Vou mas é ver se este sábado molho as minhas amostras... senão ainda gretam.

Abraço

Paulo

Unknown disse...

Boas
mais um belo artigo feito por...................por..............Paulo Machado!
Continua assim vais bem
!