quinta-feira, 19 de junho de 2008

Os magnetismos nas escolha das amostras.

Os magnetismos – Para localizarem e atacarem as nossas amostras o robalo não as ataca por terem cores bonitas e realistas, ataca-as porque vê nelas a comida que precisa para sobreviver. Para isso utiliza todos os seus sentidos de que já aqui falamos:
os olhos; os ouvidos; as narinas; …a sua linha lateral.
Com cada vez menos peixe a cada ano que passa, das duas uma, ou deixamos de pescar, ou então se gostamos verdadeiramente da pesca temos de tentar entender e refinar os nossos conhecimentos, e com as grades que tenho trazido este ano…tento perceber porquê: e cada vez me interessa mais esta característica do robalo e da generalidade dos peixes. …a sua linha lateral.
Ora, localizar comida e alimentar-se deve ser a prioridade número 1 dos robalos (e não só) e deve ocupar-lhes muito tempo, a outra será a reprodução.
Interessa-nos a primeira:
Já aqui falamos da visão do robalo, da sua grande sensibilidade à luz, das espécies como o robalo, que capturam presas que se movimentam depressa têm uma boa visão; das narinas e das suas capacidades de detectar qualquer substância na massa de água por mais ínfima que seja, pelos vistos são tão sensíveis que conseguem até saber se é o orifício nasal esquerdo ou direito que capta essas substâncias associada a comida guiando-os assim até à fonte – não só os robalos, e é este o principio quando engodamos – trazer e manter o peixe.
E como se todos estes sentidos não fossem suficientes, os robalos usam células sensoriais, dispostas em linhas laterais ao longo dos seus flancos, para detectarem ondas de pressão provocadas por outros peixes que passem por perto, até conseguem detectar pequenos campos magnéticos emitidos por outros peixes nas proximidades, auxiliando-os assim na busca de comida.
E para se criar um campo magnético constante basta um simples iman...

Este artigo continua aqui:

Boas Pescarias para todos. ;)

Sem comentários: