domingo, 4 de maio de 2008

As minhas capturas de Maio...

Dia 22 de Maio

Esta noite eu e o Morais decidimos fazer uma pescaria num dos nossos "tanques". Para mim pescar de noite é caso raro, mas com o amigo Morais, no problema.
O mar estava bonito, ondulação de metro, metro e meio, águas abertas e aquele espumeiro varrido de branco que até parece clarear a noite.
Pena algum vento de frente às vezes a obrigar a semicerrar os olhos. Mas acima de tudo, a vontade de pescar era muita.
Comecei com uma passeante da Yozuri, ao fim de alguns lançamentos sem resultados mudo-a para uma angel kiss e após algumas insistências ZÁAASSSSSSSSSSSSSSS.
Ataque franco e poderoso e com 4 ou 5 cabeçadas dizia-me que sim, que se tinha ferrado bem.
Começa então um "pas de deux" com ele zangado para a esquerda e para a direita, para a frente e para trás, e eu a tentar acompanhar e com o carreto a cantar, aquela melodia que nós todos gostamos de ouvir.
Ao fim de algum tempo nesta indecisão, ele começa a ceder e eu sinto-o na zona mais perigosa: a escoa, não era muita, mas podia deitar tudo a perder. O Morais já tinha recolhido a amostra dele e estava na expectativa e preparado com o lip grip.
Mas depois de algumas tentativas de "ora vem, ora vai, na escoa" lá cai este belo robalo aos pés, derrotado, mas valente.
Acusou 4,035kg e mediu 75cm. Insistimos mais um bom bocado nesse "tanque" sem resultados. Mudamos de poiso, a noite caía e o dia começava a romper, trocamos de amostras variadas vezes sem resultados.
Insistíamos nos sítios que consideravamos melhores, até que , eu digo "Oh Morais, vou ali tirar um" - e não é que tirei mesmo.
Parecia que hoje não queriam nada com o Amigo Morais, deixa lá Pescador, amanhã serás tu a tirá-los.
Este robalinho, a passar à vontade o Kilo, foi devolvido ao seu meio para crescer, e para nos dar mais tarde, maiores e melhores alegrias e sensações. Enfim, mais uma belíssima jornada de pesca na companhia do Amigo Morais.
Para a próxima serás tu a ferrá-los companheiro. Já o mereces.
Boas Pescarias para Todos. ;)

Dia 7 de Maio

Hoje, dia 7 de Maio, resolvi dar um salto ao "tanque" por volta das 19.30h. Fui sozinho.
Quando cheguei o mar agradava-me, estavam reunidas boas condições e apenas corria uma leve brisa de NNW. É reconfortante chegar à praia, ao final da tarde, o sol a pôr-se, ainda quente, e uma gaivota de quando em vez a passar e a saúdar-nos.
Comecei com um Z 500G e não obtive resposta nenhuma ao fim de uns bons minutos de insistência. Coloquei a Feed e idem aspas.
Aquelas perguntas que nós começamos a fazer ao fim de algum tempo começavam a aprecer: Pois, não há peixe...; Os "Prof" têm isto tudo armado - o que não deixa de ser verdade...enfim o início da descrença.
Desloquei-me mais para a minha direita, mudo novamente de amostra e ao 2º lançamento Zásssssss... começa aquela dança que todos adoramos e nos faz sempre insistir.
A luta foi curta mas boa. Acusou 2,650Kg e mediu 60cm. Bonito robalo. E eu vim embora todo contente pelas 20.30 horas. Bonito entardecer.

Boas Pescarias para todos. ;)

Dia 4 de Maio
Como sempre o amigo Morais mais madrugador que eu, já estava no sítio combinado quando eu cheguei, hoje dia 4 de Maio, domingo e 5 e 30h da manhã.
Monta cana, arranja equipamento e estávamos no pesqueiro pelas 6h. Mar de 1 metro, metro e meio, ondulação regrada a partir fora e a entrar com aquele espumeiro que todos gostamos, vento imperceptível, água um pouco tapada, em suma excelentes condições para os nossos amigos robalos andarem em actividade por ali.
A juntar a tudo isto parece que finalmente as pedras "ganharam" vida, já se viam "larotes" maragotas, "corre corre", pilado, camarão... enfim, um biótopo já bem avançado.
O Morais foi para uma pedra em que tinha um "feeling", eu fui mais para o lado dar oportunidade ao Z-claw. Sem resultados.
Vou mais para Norte e meto uma Tide 140, os resultados foram os mesmos, ou seja nenhuns. Mudo de estratégia, e desloco-me para Sul, passo pelo Morais que continua na expectativa de apanhar um "papudo" e digo-lhe: "Morais, vou ali apanhar um, volto já..."
E lá fui com a crença de que apanharia um, e...apanhei. Tinha acabado de colocar uma das minhas amostras preferidas, aquela amostra que acreditamos, nos ajuda a resolver as situações difíceis, e às vezes é isso mesmo que acontece. Acusou 1,920kg e mediu 56 cm.
O Amigo Morais também ferrou um robalo que não atingiu a medida mínima, na nossa bitola (50cm), que devolveu ao mar, não sem antes se ter magoado num dedo ao desferrá-lo com cuidado. É caso para dizer Robalo mal agradecido.
Pois é Morais, mesmo picado por um anzol que retiravas com todo o cuidado do Robalo que devolves-te, revelas-te mais uma vez o grande Pescador que és pá. Parabéns.
Um dia destes vais bater o teu próprio record, tu merece-lo bem. Eh Pescador...
Boas Pescarias para todos. ;)